The Get Down // O figurino

get down

Quem ainda não viu The Get Down no Netflix está perdendo de ver uma das melhores séries do ano. Eu devorei os 6 episódios em 2 dias (só pq eu tinha que trabalhar mesmo, não fosse isso seria em um) e fiquei encantada com toda a Direção de Arte e o Figurino da série.  O diretor de arte Baz Luhrmann é o mesmo responsável pelos filmes Mouling Rouge e O Grande Gatsby, e o figurino é assinado por Jeriana San Juan que era assistente de figurino em Gossip Girls. A série é a mais cara do Netflix e cada episódio custou US$ 7,5 milhões igualando os custos de produção aos de Game of Thrones. 

 


#setlife @thegetdowncostumes #brotherlylove @mrtj5

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on


 

A série é um musical (mas não daqueles em que os atores falam cantando) e conta a história da origem do movimento hip hop na Nova York dos anos 70 e como a música mudou a realidade de um grupo de amigos. Além disso a maior parte do elenco é negro e a história toca em pontos sociais importantes de preconceito, oportunidades e violência.


@meaksworld rockin' Shaolin Fantastic's signature style

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on

 


Para criar o figurino da série San Juan pesquisou a fundo em todas as referências da época. Uma dessas fontes foram os arquivos da prefeitura de Nova York e o trabalho dos fotógrafos de rua Joe Conzo e Jamel Shabazz e mergulhou em todas as referências para descobrir como cada grupo se identificava na sua comunidade. Ela também comprou todos os catálogos das principais marcas de departamento entre os anos de 1970 e 1980.

Grandmaster Flash, um dos personagens da série, existe de verdade e além de ser representado na trama também atuou como produtor. Flash é um dos pioneiros do hip hop e estimulava o público a criar rimas enquanto tocava uma batida – dando origem ao free style. Ele abriu seu acervo pessoal para que a equipe de figurino buscasse referências.

Além de criar peças para compor o figurino, a equipe foi buscar peças originais da época em brechós e bazar de roupas. Em uma dessas “escavações” San Juan conseguiu encontrar um vestido que já tinha visto no catálogo da Montgomery Ward ainda com etiqueta.

 


REGRAM from @bphilipp9 – hunting for some good vintage finds for the finale episode!!

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on


 

San Juan trabalhou com as três principais marcas da era de Ouro da Disco Music: Diane Von Furstenberg, Halston, e Gucci. Ela analisou fotos de peças antigas, visitou os acervos das marcas e recriou o shape exato das roupas da época. O vestido de lamê que Mylene usa para ir a boate Les Inferno tem inspiração direta em um vestido da marca Halston.

 


@bphilipp9 giving me LIFE in gold

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on


 

A personagem de Jaden Smith, Dizzee, é um grafiteiro e tem uma veia artística bem forte seu figurino é um dos mais ricos com muita customização, uso de pele e aplicações. No começo o ato achou estranho usar as calça típicas dos anos 70:cintura alta, apertada e boca de sino. Mas depois adorou e pediu algumas peças para o seu uso pessoal.

Tudas as roupas eram aprovadas  por San Juan, mesmo a dos figurantes.  Até os sapatos passaram pela aprovação da figurinista que fez questão de usar modelos originais da época já que diretor Luhrmann  fazia questão de mostrar os detalhes de cada traje e eram elementos importantes da história.


Vintage Red #pumaclydes for our main man Shaolin Fantastic @meaksworld

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on

#cutsleeves @jeriana

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on


 

San Juan trabalhou diretamente com os diretores para desenvolver os conceitos dos personagens: Qual foi era a renda de um professor? O que ela podia pagar? Quais são as questões culturais que ela está preocupada? Ela era um hippie nos anos 60? Ela é uma feminista? Encontrar essas respostas era o começo para se descobrir quais roupas cada personagem deveria usar.

A equipe também criou uma conta no instagram e registou todo os bastidores, desde a produção até os atores em cena. E são essa imagens que ilustram esse post. =}

 


Do you remember? #earthwindandfire #september @jeriana

A photo posted by The Get Down Costume Dept. (@thegetdowncostumes) on


 

E então, já te convenci a ver The Get Down? Os novos episódios só chegam em 2017 e eu já estou com saudade, daqueles de querer rever toda a série.

Beijos,

Tay

 

 

 

 

Posted in OBM

4 thoughts on “The Get Down // O figurino

  1. Eu queria dizer que você me convenceu sim! hahahah
    Nossa! Muito legal a ideia! E quanto trabalho eles não tiveram ein?! Mas, pelo visto valeu super a pena, porque eles ganharam uma mega fã, diga-se de passagem!
    Meninaaaaa!!! O que é esse seu blog?! Template lindíssimo! Fotos muito bem selecionadas e escrita criativa! Eu amei! Pode ter certeza que voltarei! Muito sucesso para você flor! Fique com Deus! beijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s