Dicionário + Mini guia para Low/No poo

 

Há um mês mais ou menos eu aderi a Técnica do Low Poo para cuidar dos meus cabelos, no começo fiquei muito perdida entre tantas siglas e instruções, li muita coisa e resolvi começar. Mesmo com pouco tempo de técnica já sinto uma diferença no meu cabelo e o melhor é saber cuidar e identificar os problemas dos meus fios. Mas nunca encontrei um post com (quase) todas as informações juntas de forma rápida, resolvi fazer um dicionário + mini guia de Low/No Poo. Se prepara que o post é gigante.

Explicando a técnica

O Low Poo/No Poo é um termo patenteado pela Deva e divulgado por Lorraine Massey autora do livro Curly Girl. Essa técnica prioriza o uso de agentes de limpeza mais leves e substâncias que tratem o cabelo por completo sem mascarar a saúde dos fios. Nessa técnica a sugestão é a utilização de pouco shampoo (low poo) ou nada de shampoo (no poo).

Os produtos utilizados devem ser livres de sulfatos, petrolatos e silicones pois esses mascaram a saúde do fio e com o tempo o acumulo cria uma barreira que impede que os tratamentos penetrem na fibra do cabelo.

O cabelo cacheado é muito sensível e resseca com muita facilidade, por isso a técnica de Low/No Poo tem muitas crespas e cacheadas como adpetas mas nada impede que onduladas e lisas sigam a técnica.

Dicionário de Low/No Poo

Low Poo – Pouco shampoo. Usa-se produtos com formulação suave de forma moderada e livres de petrolatos (shampoos, condicionadores, cremes de pentear, etc).  Esses shampoos são mais leves do que os convencionais, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.

No Poo – nada de shampoo. A limpeza dos fios é feita com Co-Wash onde se usa condicionadores livres de silicones solúveis e insolúveis e petrolatos.  Os outros produtos como finalizadores, leave in e máscaras devem seguir a mesma restrição.

Sulfato – Substâncias detergentes presente em shampoos com boa ação de limpeza do couro cabeludo e sebo. É a substância que produz espuma.  Como tem alto poder de limpeza, retira toda a sujeira além da oleosidade natural do cabelo podendo dar aspecto seco e arrepiado (frizz).

Parabenos – Preservam os cosméticos da ação de micro-organismos. Estão presente tanto em produtos de cabelo quanto desodorantes, loções, cremes e até em alimentos. O couro cabeludo absorve esse produto e pode se acumular no organismo. Algumas pessoas podem ter alergia a parabenos e alguns estudos apontam que eles podem estar relacionado ao aumento do número de casos de câncer de mama.

H ou Hidratação – Indicado para repor a água e umidade dos fios dando maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

N ou Nutrição – também conhecida como Umectação ou U, indicado para repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. Normalmente usa-se óleos naturais mas existem algumas máscaras que podem ser usadas. A Umectação sela o fio mantendo a hidratação dentro do fio, também traz brilho, força e acaba com as pontas duplas e ressecadas.

R ou Reconstrução – Devolve a massa, proteína e aminoácido dos fios. É indicada para quem possui cabelo com química, quebrados e ressecados. Indicado para está com o cabelo elástico.

CC ou Cronograma Capilar –  é a agenda de cuidados que você deve ter para cuidar e tratar dos cabelos. Deve se intercalar H’s, N’s e R’s  para que o fio se recupere ou mantenha-se saudável.

BC ou Big Chop – cortar o cabelo para retirar toda a química do cabelo. 

UCPE – Sigla para Umectar – Condicionar – Pausar e Enxaguar. É um método para retirar os óleos da Umectação dos cabelos de forma que o tratamento não seja perdido e os fios não fiquem pesados ou oleosos. 

Plopping – Técnica de finalização onde se usa uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão para secar e dar forma aos cachos.

Tipos de Fio – Existem 4 tipos de  fios que se dividem em sub grupos  (A, B, C) de acordo com as característica de cada um. Cada tipo de cabelo tem um tipo específico de tratamento, finalização e etc.

Day After – é como se chama o dia após fazer a lavagem do cabelo. Para quem tem cabelos ondulados e cacheados o day after é sinônimo de cabelo bagunçado e cachos sem forma, por isso, existem tantas técnicas e tutoriais para reativar os cachos ou fazer penteados.

 

tipos de fio_low poo

Sobre os produtos

Assim que comecei a pesquisar sobre Low Poo achava que daria muito trabalho encontrar os produtos liberados e quando encontrados seriam bem caros, mas não foi. Existem vários produtos fáceis de encontrar que funcionam super bem e tem preços ótimos.

baratinhos_low poo_atualizado.jpg

Edited 24/11/15 12:00
A lista de produtos será refeita pois foram informados que alguns produtos que indiquei mudaram a fórmula. 
Edited 24/11/15 13:09
Listinha refeita. Retirei os produtos da Elsève pois a marca está adicionando parafina e óleo mineral em alguns produtos, então para não gerar dúvidas é melhor indicar marcas mais confiáveis. =} 
Essas marcas não estão na lista do PETA por ter componentes derivados de animais ou realizar testes. Eu já começei a comprar produtos com selo “cruelty free” porém foquei em marcas de fácil acesso e com preço médio de R$ 20,00. 

O post foi longo mas ainda existe muita coisa pra explicar melhor, né? Então, assinem o nosso feed para receber por e-mail todas as atualizações do nosso blog.❤

 

assinatura

14 thoughts on “Dicionário + Mini guia para Low/No poo

  1. Olá Tay,

    Gostei do texto, está bem claro sobre a técnica no/low poo, principalmente para as iniciantes (que é o meu caso! rs), comecei a técnica low poo há +- 1 mês e estou em transição capilar, e já vejo a diferença nos meus cachos.

    (uma opinião sobre o site: no layout algumas partes estão com as letras muito pequenas, quase não dá para enxergar o que se trata por exemplo: home, sobre e contato no canto superior da direita)

    Bjs

  2. Nossa uma maravilha seu post, ajudou muito!!

    Baby queria saber se todos cremes da monange são liberados ou só esse rosinha?!

    Obrigada

    Um super beijo e boa sorte!!

  3. AMEI! Sempre tive dúvidas sobre tudo, entrei em um grupo de no/low poo para iniciantes e mesmo assim não ficavam muito claras as coisas. Agora sei definir que tipo é o meu cabelo, e os produtos também, já que tenho muita dúvida de quais são bons. Obrigada 💜

  4. Boa noite. Seu post tirou muitas dúvidas, mas ainda tenho algumas. Será que poderia me ajudar?
    Então, quero começar a técnica Low Poo junto ao cronograma capilar, para isso eu preciso de três kits diferentes de produtos (shampoo, condicionador, finalizadores, etc) ou posso usar os mesmos produtos (shampoo e condicionar) e mudar só a máscara?
    Espero que consiga me ajudar,
    Beijos.

    1. Oi Andreza, não precisa de 3 kits diferentes não. O Shampoo eu já uso bem pouco, pois faço Co Wash. Quanto as máscaras eu só tenho uma de Hidratação que faço misturas com (mel, maizena, açúcar etc) uma Umectação e uma queratina líquida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s