#BEDA 10 dicas para quem vai morar só

Depois de anos na casa dos pais sempre chega aquela hora que você toma vergonha na cara e procura um lugar só seu. Pra mim, esse dia finalmente chegou há dois anos atrás e com ele outra mudança morar com meu namorado.

Então, além de nunca ter tido a experiência de bancar uma casa eu ainda tinha que aprender a dividi-la com uma pessoa. Se por um lado é incrível por que você se vê construindo uma vida e tendo com quem dividir os perrengues, por outro lado você tem que ter jogo de cintura pra passar por todas as barras e banca-las também.

sala{essa é a minha sala}

Então fiz uma listinha de 10 coisas que ninguém me contou e tive que aprender só mesmo:

1 – Calcule sua nova vida

Antes de mais nada, saiba que tem dinheiro pra bancar sua nova vida. Morar só custa caro e você tem que saber direitinho quanto vai custar todo o processo. E já fique sabendo que por pelo menos um ano é muito complicado ir naquela festa que você ama e tomar vários drinks, a grana fica curta mesmo!

2 -Tenha paciência

Quando decidimos morar juntos, meu namorado queria se mudar logo encontrar um local e depois ir comprando os móveis e eletrodomésticos aos poucos. Maaas eu como boa geminiana não deixei, primeiro juntamos nossas poupanças, corremos atrás de freelas e compramos o básico. Assim, quando nos mudamos já tínhamos tudo (geladeira, fogão, cama etc) e quase nenhum gasto extra.

3- Nada de cartão de crédito

Completando a dica anterior, tente comprar o máximo de coisas à vista. Conseguimos bons descontos e não contraímos nenhuma parcela para pagar na casa nova.

4 – Faça um Chá de Panela

Eu não queria, relutei, me estressei mas acabei fazendo. Minha vó que me ajudou a organizar tudo e eu fiquei tão craque que vários amigos já me pediram dicas e a lista dos presente (faço um post juro!). Além do mais qualquer pregador que você ganhe, já é um pregador a menos pra comprar.

5 – Faça uma palhinha com a projeção dos custos

Antes de nos mudarmos eu o Darling já tínhamos feito uma palhinha com a “idéia” dos que íamos gastar. Nos baseamos pelo gasto na casa dos nossos pais e fomos vendo onde teríamos que já economizar. Pode parecer complicado imaginar um custo que você nunca teve mas funciona assim: na casa dos pais dele a conta de luz dava R$ 150,00 e na do meu pai R$ 115,00, então imaginamos que nossa conta de luz seria R$ 100,00.

6 – Depois que se mudar faça uma planilha real

Depois de um mês você já consegue ter uma idéia dos custos da sua casa. Anote tudo com que gasta ( até um bombom que seja) e coloque em uma planilha, eu usei essa aqui da embracom que me ajudou muito.  Com esse orçamento real você vai saber exatamente onde pode economizar.

varanda7 – Tenha uma poupança

Eu sei que é difícil, principalmente no começo com tanta coisa pra comprar, mas tente ter uma poupança para emergências. Carros quebram e canos dão problema  a qualquer momento e é bem melhor estar preparado pra não afetar muito nas despesas.

8 – Faça as refeições em casa o máximo possível

Assim que você fizer essa planilha terá um susto com o quanto você gasta comendo em restaurantes. Eu sei, eu tive esse susto. A diferença entre comer em casa e comer fora é gigante e sua alimentação fica mais saudável. Eu aprendi a cozinhar com a ajuda da internet, não é nenhum mostro (ok, que fiz uma torta que nem o Chico gostou) mas ficam as histórias. =}

9 – Faça um board no Pinterest 

Decorar a casa é a parte mais legal, faça um board no Pinterest para ir guardando suas inspirações e vá adaptando a sua realidade. Esse aqui é o meu.

10 – Curta todos os momentos

Sem dúvidas morar só é um grande passo na sua vida, você vai lembrar pra sempre de como foi a escolha do lugar, os problemas, as conquistas, a sensação de chegar em casa e saber que aquele é seu lugar. Juro que existem poucas coisas tão boas quanto isso.

assinaturabeda

Deixe uma Resposta

